Piauí na Mídia - Sua fonte de notícias na cidade de Teresina.

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025
Seduckathon já levou 90 piauienses ao exterior e levará mais 132 até dezembro de 2025

Educação

Seduckathon já levou 90 piauienses ao exterior e levará mais 132 até dezembro de 2025

Programa da Seduc alia tecnologia, inovação e intercâmbio internacional para ampliar a formação de estudantes e professores da rede estadual.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já levou, pelo programa Seduckathon, 55 estudantes e 11 professores ao exterior em 2024. Neste ano, a iniciativa foi ampliada e deve contemplar até dezembro de 2025 um total de 130 estudantes e 26 professores com intercâmbios educacionais.

Até agora, 20 estudantes e 4 professores da edição 2025 já embarcaram para Lisboa, Portugal. Os demais participantes da rede estadual viajarão ao longo do segundo semestre para centros de referência em inovação e tecnologia nos Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul, China e Singapura.

Criado para estimular o aprendizado prático e a imersão em ambientes de inovação, o Seduckathon é uma maratona de programação, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções tecnológicas. A iniciativa premia equipes com melhor desempenho em desafios criativos, oferecendo a oportunidade de vivenciar experiências internacionais que ampliam a visão de mundo e fortalecem a formação profissional dos participantes.

Leia Também:

Entre os jovens contemplados está Amanda Arrais, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora do Patrício, em Pio IX, participante da edição de 2025. Para ela, o programa representa uma mudança de perspectiva.

“Eu não tinha essa visão de seguir na área da tecnologia, mas com essa oportunidade vai impactar muito porque vejo essa área crescendo bastante e pretendo me esforçar para seguir nessa área e estudar mais e dar o meu máximo lá para me destacar”, destacou Amanda, que embarcou para Lisboa.

Beatriz Moreira, do Ceti Orlando Carvalho, em Oeiras, também selecionada para Portugal, descreve a emoção de viver o intercâmbio e deixa um recado para os colegas da rede estadual.

“Não tem palavras que consigam descrever a sensação que a gente sente. Realmente é um sonho não sonhado, mas realizado para a gente. Para os estudantes, acreditem, porque realmente o ensino vai levar a gente muito longe. Eu recebi depoimentos de alunos da minha escola que disseram que não acreditavam que as oportunidades eram reais, até ver alguém de perto realmente conseguindo”, declarou.

FONTE/CRÉDITOS: Governo do Estado do Piauí
Comentários:
John Silva

Publicado por:

John Silva

John Silva, comunicador, publicitário, empreendedor, atuante em frentes sociais, amante e praticante do bom marketing presencial e digital. Atua em treinamentos profissionalizantes e assessoria de vendas

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!